ESTUDOS AMBIENTAIS

Os estudos ambientais são importantes para avaliar os impactos ambientais que um empreendimento pode causar e definir as medidas necessárias para minimizá-los ou eliminá-los. Esses estudos são requeridos por órgãos governamentais responsáveis pelo licenciamento ambiental de empreendimentos, bem como por empresas que buscam uma gestão ambiental responsável.

Estudo de Conformidade Ambiental (ECA)

é um documento que avalia se a atividade ou empreendimento está em conformidade com as normas ambientais e as condições estabelecidas pela licença ambiental.

Relatório Ambiental Preliminar (RAP)

é um documento que apresenta as principais informações do empreendimento e identifica possíveis impactos ambientais. O RAP é uma ferramenta importante para orientar a elaboração do EIA/RIMA.

Estudo Ambiental Simplificado (EAS)

 É um documento que avalia os possíveis impactos ambientais de atividades ou empreendimentos considerados de pequeno porte e de baixo impacto ambiental.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

É um documento técnico que avalia os possíveis impactos ambientais de um empreendimento e propõe medidas mitigadoras e compensatórias para minimizá-los. O EIA é exigido para empreendimentos considerados de grande porte ou que possam causar impactos significativos ao meio ambiente.

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

É um documento complementar ao EIA, elaborado de forma mais acessível à população em geral, que apresenta as principais conclusões e medidas propostas no estudo.

Estudo de Impacto a Vizinhança (EIV)

É um documento que avalia os possíveis impactos que um empreendimento pode causar à vizinhança, como ruído, vibração, tráfego, entre outros.

Relatório de Impacto a Vizinhança (RIV)

é um documento complementar ao EIV, elaborado de forma mais acessível à população em geral, que apresenta as principais conclusões e medidas propostas no estudo.

Cada um desses estudos é importante para avaliar os impactos ambientais de um empreendimento ou atividade, e definir as medidas necessárias para minimizá-los ou eliminá-los, bem como para orientar a tomada de decisão dos órgãos competentes em relação ao licenciamento ambiental.
POR QUE FAZER?

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

DÚVIDAS?

Solicite agora mesmo um diagnóstico!